quarta-feira, 18 de maio de 2011

Automóveis Mais Caros 2011


Lista da Forbes mostra quais são os carros novos ou automóveis acessíveis apenas para quem não tem motivos para se preocupar com dinheiro.
Podia-se alugar um automóvel destes :)


Este ranking dos carros mais caros do mundo, foi elaborado pela revista americana Forbes, uma das maiores especialistas em listas do mundo.

A reportagem pesquisou junto às próprias montadoras quais eram os automóveis mais luxuosos produzidos por cada uma delas.
Para que houvesse maior diversidade na lista, nenhuma empresa teve direito de emplacar mais de um modelo - com exceção da Ferrari.

Entre as surpresas da relação da Forbes, está a ausência de carros de tradicionais marcas de automóveis de luxo, como Aston Martin, Spyker, Bentley e McLaren.

Há dois tipos de automóveis no ranking. A maioria é de superesportivos, como da Lamborghini ou da Pagani.
Mas também há sedãs luxuosos direcionados a milionários mais conservadores fabricados por empresas como a Rolls-Royce.

Com a crise na Europa e nos EUA, a parcela de compradores de carros ultra caros que nasceu em países emergentes não para de crescer.
Não é à toa que a Ferrari tenha acabado de abrir um parque temático em Abu Dhabi e que a Lamborghini tenha aberto duas novas concessionárias na Ásia.

Vamos a lista:

10. Rolls-Royce Phantom
Décimo carro mais caro do mundo, o Rolls-Royce Phantom Drophead Coupé custa, nos Estados Unidos, 447.000 dólares, é um veículo conversível construído a mão com um motor V12 que chega a 241 km/h.

09. Lamborghini

O Lamborghini Murciélago LP 670-4 SuperVeloce é um dos carros mais velozes do mundo. Com um motor V12 de 6.5 litros e 670 cavalos de potência, o carro acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 3,2 segundos e pode chegar a 341 km/h. O modelo pesa quase 100 kg a menos que os demais carros da linha Murciélago - e esse é o segredo para tanta velocidade. O painel e os bancos são feitos de fibra de carbono e couro preto. Tanto luxo tem um preço: 455.400 dólares.

08. Ferrari

Oitavo carro mais caro do mundo, com preço estimado em 520.000 dólares, a Ferrari SA Aperta é uma versão conversível da Ferrari 599 - "aperta", em italiano, significa "aberta". O carro foi apresentado há alguns meses no Salão de Paris e tornou-se um sucesso absoluto. Todas as 80 unidades que devem ser construídas pela montadora italiana já foram vendidas. O carro vem equipado com um motor V12 de 661 cavalos e acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 3,5 segundos.

07. LeBlanc Mirabeau

Fabricado pela LeBlanc, o Mirabeau foi projetado para atender todas as exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para as corridas da Le Mans Series. No entanto, seu uso nas ruas não é ilegal. O carro possui um motor V8 de 700 cavalos com potência para alcançar 370 km/h. A carroceria é feita de fibra de carbono. Para ter um carro como esse na garagem, é preciso desembolsar ao menos 728.000 dólares, o suficiente para torná-lo o sétimo mais caro do mundo. Caso o comprador deseje um câmbio automático, é necessário desembolsar outros 60.000 dólares. Acessórios como interior em couro também não estão incluídos no preço acima.

06. SSC Ultimate Aero

Sexto carro mais caro do mundo, o SSC Ultimate Aero custa 750.000 dólares. Em troca de todo esse dinheiro, o comprador leva para casa um dos carros mais rápidos do mundo. O SSC possui um motor V8 de 1.287 cavalos e foi projetado para chegar a 439 km/h e ir de 0 a 100 km/h em pouco mais de 2,8 segundos. Fabricado pela Shelby Super Cars, o carro perde um pouco da potência na versão repleta de acessórios. É possível equipá-lo com ar-condicionado, 10 alto-falantes premium, DVD com tela de 7,5 polegadas, câmera traseira e sistema de navegação.

05. Ferrari F70

A Ferrari começa a vender a Ferrari F70 neste ano, mas a produção só deve começar em 2012. Apenas alguns protótipos do carro que vai substituir a famosa Ferrari Enzo são conhecidos até agora - por isso a foto é da Ferrari 599 GTO. A expectativa é de que o modelo possa acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e que alcance a velocidade máxima de 359 km/h. O motor V8 biturbo terá 700 cavalos. Graças ao amplo uso de fibra de carbono, o carro deverá pesar menos de 540 quilos. Estima-se que custará algo em torno de 870.000 dólares, o suficiente para colocá-lo na quinta posição no ranking dos mais caros.

04. Zonda C9

Próximo lançamento da Pagani. Já se sabe que a Pagani Zonda C9 vai custar 1,3 milhão de dólares e será o quarto carro mais caro do planeta. O automóvel terá um motor Mercedes-Benz AMG V12 de 6.0 litros e 700 cavalos de potência. O chassi é feito de carbono e titânio e vai ser suportado por pneus especiais desenvolvidos pela Pirelli. Somente 40 unidades serão construídas neste ano.

03. Maybach Landaulet

Terceiro carro mais caro do mundo, o Maybach Landaulet custa nada menos do que 1,405 milhão de dólares. Ao contrário de quase todos os carros apresentados anteriormente, o Landaulet não tem linhas esportivas e consiste em um sedã que agrada a um público mais conservador. O carro tem um motor V12 AMG de 5.9 litros e 604 cavalos de potência, mas gasta menos combustível do que carros do mesmo tamanho. Mesas que podem ser abertas no banco traseiro, balde de prata para tomar champagne, faróis inteligentes de xenônio e sistema automático de estacionamento estão entre os luxos incluídos nesse carro. Para definir o veículo, em seu site, a Maybach diz: "A melhor definição para luxo é que esforço físico não é necessário."

02. Koenigsegg Agera

Quando chegar ao mercado nos próximos meses, o Koenigsegg Agera deve custar cerca de 1,5 milhão de dólares e se tornar o segundo carro mais caro do mundo. A montadora sueca planeja produzir apenas 20 unidades ao ano. A palavra "agera" significa "agir" em sueco - e não é à toa. O motor V8 de 4.7 litros e 910 cavalos deve acelerar de 0 a 100 km/h em 3.1 segundos. A carroceria é feita de alumínio e fibra de carbono.

01. Bugatti Veyron Super Sport

Um dos carros mais rápidos do mundo, o Bugatti Veyron Super Sport pode chegar a 431 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 2,5 segundos. O motor W16 possui 1.200 cavalos de potência. É óbvio que um carro tão rápido consome muito combustível, mas a Bugatti conseguiu reduzir em 10% o gasto em relação ao seu último lançamento. Vendido por 2,6 milhões de dólares, o carro da Bugatti, montadora que faz parte do grupo Volkswagen, chegou ao topo da lista da Forbes de carros mais caros do mundo.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Porquê alugar um carro?


Num tempo de crise o aluguer de carros é a melhor opção, principalmente se viaja muito e precisa de autonomia.

São muitas as situações em que o automóvel é imprescindível. Infelizmente, são também muitas as vezes que surgem essas situações e por algum motivo não temos nenhum carro ao nosso alcance. A solução é simples: alugue!
Porquê Alugar?
As situações mais frequentes são, provavelmente, as viagens de férias, quando nos deslocamos para grandes distâncias através de um meio como avião ou comboio. A menos que o seu conceito de férias seja limitar-se às imediações do hotel onde ficará alojado (o que também é perfeitamente aceitável! Desperdício de oportunidade, mas aceitável.), irá necessitar de um meio de transporte prático e directo. Os transportes públicos são uma opção, mas bem mais confortável é ter um carro pronto quando chega ao aeroporto, ao seu inteiro dispor. Por motivos semelhantes, também as viagens de negócios exigem com frequência o aluguer de um automóvel, muitas vezes por curtos espaços de tempo.
Existem também ocasiões em que inesperadamente deixamos de ter acesso ao nosso próprio carro. Pode-se tratar de uma avaria complicada, ou pior, um acidente, um qualquer imprevisto que deixe a viatura “presa” numa oficina durante alguns dias. Caso a situação não lhe permita ter acesso a uma viatura de substituição, alugar um carro será sempre melhor do que estar constantemente a pedir boleia a conhecidos ou familiares, especialmente porque fará o seu quotidiano depender dos horários deles.

E em relação a mudanças? Já passou certamente pela desagradável experiência de ter que mudar de casa e ter que ficar a ver, horrorizado, a forma descuidada como a empresa de mudanças trata os seus móveis. Porque não pedir ajuda a alguns amigos, alugar uma carrinha de maiores dimensões, e fazê-lo você próprio? E quanto maior for a distância a percorrer na mudança, mais económico ficará alugar uma viatura em vez de recorrer a uma empresa.
Mas nem só de necessidades se escreve este capítulo. Afinal, porque não alugar um carro apenas porque… sim? Quantas vezes fica a olhar para aquele topo de gama que passa por si no trânsito, perguntando-se qual será a sensação de se sentar em frente de um volante daqueles?
Assim sendo, porque não permitir a si próprio este pequeno luxo, e alugar uma grande máquina durante um fim-de-semana para um passeio ou, sejamos francos, para puro exibicionismo? Ninguém terá que saber que não é seu…
Como Funciona?

Na generalidade, as agências de aluguer de automóveis funcionam todas de uma forma bastante semelhante.
Para começar, terá que ponderar na gama do veículo que quer alugar. Na maioria dos casos é essa gama que estará a pagar, e não um modelo específico. Pense por isso na necessidade que tem, e qual o tipo de carro que melhor corresponde a ela. Habitualmente, as classes são referenciadas através de letras, desde o “A” que consiste em modelos de pequenas dimensões, urbanos, práticos e económicos, e depois o alfabeto prossegue de acordo com a variedade e especificidade de cada agência, até carros mais luxuosos.
As características e sobretudo equipamento dos vários veículos de cada classe são, normalmente, bastante idênticas, de modo a que não exista grande disparidade na oferta disponível dentro da mesma classe.

A este respeito, aos poucos começa a ser implementado em Portugal um sistema concebido pela Associação norte-americana de empresas deste sector. Sumariamente, consiste numa sigla de quatro letras que descreve inteiramente as principais características de um veículo: gama, classe, transmissão e tracção, e tipo de combustível e ar condicionado. Ou seja, um veículo que lhe é apresentado com a sigla CCMQ, trata-se de um compacto de quatro portas, com transmissão manual, a diesel e sem ar condicionado.
Este código é conhecido como o sistema de classificação ACRISS, e foi adoptado pelas principais agências dos EUA, que ao operarem internacionalmente, acabam por “exportá-lo”. Poderá conhecer ao pormenor o que significa cada letra neste documento (PDF).
Escolhido o modelo, poderá também considerar alguns extras, alguns deles necessários ou mesmo obrigatórios – como cadeiras de bebé ou para criança. Algumas agências permitem-lhe também alugar um aparelho GPS ou mesmo um telemóvel, acessórios que dependendo da finalidade, poderão ser mais ou menos úteis.
Tendo em conta que o veículo alugado apenas pode ser conduzido por um condutor específico, se desejar que outra pessoa (esposa ou amigo) também o possa fazer poderá indicá-lo nesta fase.
Antes de assinar o contrato, deverá rever bem todas as condições e cláusulas, incluindo – e sobretudo – as famosas “entrelinhas”. A maioria das agências já não o faz, mas ainda assim certifique-se se existe limitação de distância percorrida, e nesse caso qual o custo extra a pagar pelo excesso; veja quais são as condições em relação ao combustível – provavelmente terá que devolver o veículo atestado.

Confira também se o contrato de aluguer inclui seguro – se assim não for, deverá solicitá-lo, pagando um custo adicional. E não deixe também de se informar em relação ao que esse seguro cobre, para não correr o risco de ter desagradáveis surpresas!
Para os condutores mais jovens e/ou inexperientes, convém também ter em conta que muitas agências impõem limites e restrições para proceder ao aluguer das viaturas.
Habitualmente, a idade mínima para poder alugar um automóvel é de 21 anos, e nalgumas agências terão ainda que pagar uma taxa suplementar em idades até aos 25 anos. Adicionalmente, algumas classes de veículos são interditas a condutores com menos de 30 anos (por norma, as gamas altas).
Ao mesmo tempo, é também obrigatório ser possuidor de carta de condução há pelo menos 1 ano, ou 2 no mesmo caso de veículos seleccionados.
Onde Alugar?
Existem inúmeras agências de aluguer de viaturas, para todos os gostos e carteiras. A grande maioria delas tem balcões nos aeroportos e grandes estações de comboios.
As grandes referências mundiais são inevitavelmente a Avis, Hertz e a Europcar, todas amplamente distribuídas de norte a sul. Outras agências internacionalmente conceituadas são, por exemplo, a Budget e a Sixt.

Em relação aos custos, como é óbvio variam imenso de acordo com os contornos específicos de cada contrato. Os modelos das gamas mais baixas rondam os €65 por dia, enquanto que alugar um topo de gama de luxo pode chegar facilmente aos €300, ou mesmo passar em muito esse valor.
À semelhança das transportadoras aéreas, também com o aluguer de carros pode (e deve) fazer reservas através da Internet, beneficiando de preços especiais. Adicionalmente, a generalidade das companhias aéreas e de comboios têm acordos com agências de aluguer de viaturas, podendo até reservar uma viatura ao mesmo tempo que uma viagem.